domingo, 2 de dezembro de 2012

  Importância da Disciplina na Formação do Administrador e a relação com as demais Disciplinas. Conceituação Geral, Origens, Evolução do RH no Brasil.




 Como o comportamento é fundamental para um bom clima de uma empresa....e como o ser humano é diferente um dos outro, o setor de RH vem para ajudar a gestão da Qualidade, junto com o Sistema para criar a estabilidade e união da organização.

7 comentários:

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  2. Essa aula foi muito valida para aprendemos que independente do seu cargo dentro da organização,que uma boa comunicação influenciar equipes através do seu estilo de atuação, obtendo não só um bom desempenho mas também o comprometimento

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  3. Ter podido aprender que a evolução do RH foi tão significativa desde 1900 até os dias atuais foi estremamente importante, pois assim podemos entender o que realmente a empresa trabalha para proporcionar bem estar aos seus colaboradores.

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  4. Relações Trabalhistas referem-se ao relacionamento entre organização, os seus membros a e os sindicatos que os representam.
    As políticas de relações trabalhistas podem ser de cunho paternalista, autocrático, de reciprocidade ou particular, que envolve a co-responsabilidade do sindicato na manutenção do clima organizacional sadio. As relações trabalhistas são influenciadas pelo estágio do sindicalismo. Existem meios de ação sindical legítimos e legais, como a greve, bem como meios ilícitos de pressão, como a greve simbólica, a greve de advertência, a greve de zelo, a operação tartaruga, a paralisação relâmpago, etc. Em contrapartida, existem meios de pressão patronal, como o locaute e a lista negra.
    A representação dos trabalhadores na organização pode ser direta (ou anti-sindical) como no caso dos conselhos de fábrica e comitês de empresa, ou sindical, quando há engajamento dos trabalhadores nos seus respectivos sindicatos.
    Os conflitos entre as pessoas e as organizações são gerados por condições antecedentes (como a diferenciação de atividades, os recursos compartilhados e a interdependência) que, quando somadas a condições desencadeantes (como percepção da incompatibilidade de objetivos e da oportunidade de interferência), produzem o comportamento de conflito, que exige uma resolução a fim de evitar seqüelas. O conflito pode ter resultados construtivos e destrutivos. Os conflitos trabalhistas são aqueles que envolvem organizações e sindicatos representativos de seus empregados. Sua resolução é feita por meio de convenções coletivas ou acordos coletivos de trabalho, estabelecidos nas negociações coletivas.

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  5. Diferença Entre Acordo Coletivo e Convenção Coletiva
    O Acordo Coletivo de Trabalho e a Convenção Coletiva de Trabalho são normas que diferem basicamente pela sua criação, pois enquanto o ACT e fruto de um acordo firmado entre a entidade sindical dos trabalhadores e uma determinada empresa, a CCT é um acordo celebrado entre dois sindicatos, ou seja, é um acordo feito entre sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal.
    Insta esclarecer que não existe hierarquia entre estas normas e que uma é mais abrangente que a outra, pois enquanto o ACT regula as relações de trabalho entre os empregados de uma empresa, a CCT regula as relações de trabalho de todos os trabalhadores de uma determinada categoria de uma determinada região.
    Além disso, não podemos deixar de informar que se uma cláusula da ACT ou se uma cláusula da CCT for mais benéfica para o trabalhador do que um artigo, parágrafo ou alínea da própria CLT, deve prevalecer à cláusula que se mostrar mais benéfica ao trabalhador.

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  6. NORMA REGULAMENTADORA NR 28

    Uma empresa pode ser comparada a um organismo vivo, como tal, a primeira e mais
    básica necessidade é a própria sobrevivência no meio em que se encontra. Para que isso ocorra, é
    preciso que suas funções vitais estejam em perfeito funcionamento. Porém, somente isto não
    basta ás empresas que vislumbram crescer, é necessário que tenha perfeita saúde e evitem
    enfermidades que levem constantemente ás farmácias, ambulatórios e hospitais ou, nas situações mais criticas, ao perecimento.

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  7. Concordo com toda essa aula aprendemos muito desde a historia do inicio de 1900 ate hoje
    Aprendemos estrutura organizacional predominanate, cultura organizacional, ambiente organizacional, modo liderar pessoas denominação, eu como gestor da qualidade posso utilizar essa matéria como fim de unificar o setor de qualidade com a historia do RH (EDMAR)

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